segunda-feira, agosto 07, 2006

Mais notícias

Estou aqui, cada vez mais cansado, mas está valendo à pena. Mesmo esquema, só que agora as aulas começaram e estou faltando. Vou tentar ir à faculdade e implorar que meus professores entendam que é pelo "bem da arte!".

No mais, nada de mais. Saudades de todos vocês, mas principalmente saudades de mim mesmo.

De qualquer forma, ainda consigo fazer coisas que podem ser feitas aos pouquinhos e em movimento, como por exemplo ler. Tenho lido bastante este ano, e agora estou lendo um livro que conta um pouco da história da ciência, se concentrando nos acontecimentos e conhecimentos que de alguma forma abrangem, envolvem ou têm contato com a fórmula E=mc².

Para quem nào sabe, esta famosíssima fórmula foi concebida por ninguém menos que ALbert Einstein, um brilhante físico, irreverente, e corajoso. Esta equação, hoje comprovada todos os dias nos nossos computadores e aparelhos de televisão, foi o início de uma grande teorial geral da relatividade, que nos demonstra algo grandioso: Massa e energia são intercambiáveis, ou seja, segundo esta teoria, a massa seria algo como energia condensada.

E: Energia que um corpo possui
m: massa que este corpo possui em repouso
c: velocidade da luz

Descobri uma coisa interessantíssima neste livro. Segundo estudos muito antigos que nunca foram parar em minhas mãos, os físicos consideram que a propagação da luz se d[a por uma seqüência rápida e interminável de corrente elétrica criando magnetismo e vice-versa. É como se, ao se movimentar, o fóton criasse uma corrente elétrica, que gera um campo magnético, que gera uma corrente elétrica, que gera um campo, assim sucessivamente, em moto contínuo! Algo que se auto-propulsiona para sempre, fantástico!

E milhões de outras coisas, como muitas informações sobre a corrida pela bomba atômica, micro-biografias de vários cientistas conhecidos e desconhecidos que foram importantíssimos para o desenvolvimento de diversos conhecimentos e técnicas.

Tenho lido nos ônibus que pego, ou no meu horário de alimentação na GPW.

E=mc² : Uma Biografia da Equação Mais Famosa do Mundo E O Que Ela Significa

David Bodanis / Ediouro (2001)
Tradução: Vera de Paula Assis

.