segunda-feira, outubro 12, 2009

Inglorious Basterds

I´ve just seen Inglorious Basterds. It´s a cinema lecture. Not really a top ten film, but it´s very well made. Many well-put cliches, and many, many different accents. Amazing dialogue work. Great actors. A little boring in some parts, though.

But surely a must-see.

segunda-feira, outubro 05, 2009

Olimpíadas no Rio

Pois é. Eu vi muita gente ficando muito feliz por causa da nomeação do Rio de Janeiro para sede das olimpíadas de 2016.

Eu fico muito preocupado. Nos jogos Panamericanos já tivemos muitos problemas com as construções mal estruturadas, com os excessos de gastos, com as promessas que não foram cumpridas, e finalmente com a lavagem de dinheiro.

Por que nas olimpíadas seria diferente? Sendo que no caso dos jogos olímpicos, o gasto é MUITO maior do que o gasto dos jogos Panamericanos. E, pra piorar, vai ser dois anos depois que o país sediará uma Copa do Mundo (mais dinheiro lavado, mais obras inúteis, etc, etc).

Se o Brasil tem esse dinheiro todo pra investir na imagem do país - porque é isso que uma olimpíada significa, imagem, muito mais do que infra-estrutura - poderia muito bem investir esse dinheiro para melhorar o nível social daqui. Ou não?

Eu realmente não acredito que os J.O. possam deixar um legado de estímulo ao esporte. Seria muito bom se conseguisse. Aliás, a grande maioria das cidades que sediaram J.O. tiveram problemas com suas obras - o que fazer com elas? Como administrá-las?

Já houve a proposta cretina do governo da Bahia, que o novo estádio da Fonte Nova terá que ser, obrigatoriamente, utilizado para TODOS os jogos que envolvam o Bahia OU o Vitória. Como assim? O Vitória constrói seu próprio estádio, com sua administração, e vai ser obrigado a usar outro estádio, alugado? Por que não pensaram nisso quando reformaram o Pituaçu? Para que 3 estádios de futebol em Salvador?

Se isso acontece aqui, faltando ainda mais de 4 anos para a Copa que o Brasil sediará, imagine o que vai acontecer por causa das olimpíadas.

Sou contra. Mas sou voto vencido.