sábado, setembro 24, 2011

Kláudio


A vida de Kláudio poderia ter sido boa. E não estou nem considerando o fato de que quase todos o chamam de cráudio, ou de que seu nome é escrito com K, o que normalmente causa, se não confusão, um mínimo de atraso em qualquer procedimento que ele tenha que dizer seu nome para algum atendente de repartição pública - o que aliás é muito comum na vida de Kláudio, ter que fornecer seus dados para atendentes, sejam de repartições públicas ou privadas. Ou mesmo pelas piadas incessantes de colegas de escolas e, posteriormente, colegas de trabalho, pela excentricidade da escrita do seu nome, num país em que se tem liberdade para chamar-se como bem se entenda - ou como bem seus pais entendam.

Também não é porque Kláudio tem um emprego meia boca, desinteressante, que não oferece nem perspectiva de melhora, nem aprendizado, nem ao menos colegas bonitas para se relacionar amorosamente, de forma ocasional.

A vida dele é uma merda porque ele escolheu virar à direita em vez de virar à esquerda no dia 02 de agosto de 1997.

Alguém provavelmente vai dizer "que absurdo", afinal de contas não é possível que a vida de alguém se diferencie tanto só porque um dia ele resolveu ir pra um lado em vez de ir para o outro lado. Mas é por isso mesmo.

No dia 02 de agosto de 1997 - eu não me lembro, não estava lá, mas sei muito bem - Kláudio fez o que fazia normalmente pela manhã, que era sair para o trabalho. Na época ele trabalhava numa loja em frente ao emprego atual. Ele estava atrasado, e em vez de ir andando, o que fazia todos os dias, ele resolveu pegar um ônibus. Na verdade ele não estava atrasado, se formos rigorosos com o termo, porque Kláudio sempre chegava entre 10 e 15 minutos antes da loja abrir, sem real necessidade. Por isso que, se ele fosse andando, não chegaria atrasado, chegaria no momento de abertura da loja.

Mas ele decidiu pegar o ônibus, então, ao sair de casa, ele deveria virar à direita no cruzamento de sua rua com a Tenente Pires. Seu caminho habitual seria seguir a Tenente Pires pela contramão, atravessá-la, descer uma escada, atravessar a Avenida Tuiuiú, subir outra escada, passar por duas vielas, uma travessa, entrar na Alameda Gil Vicente, andar aproximadamente 300 metros, e finalmente chegar ao trabalho, percursos que ele fazia em pouco menos de meia hora.

Virando à direita, ele segue o fluxo de carros da Tenente Pires até o ponto, pega qualquer ônibus, segue a Tenente Pires até a Albuquerque Figueroa, onde Kláudio desce já próximo à Gil Vicente, para andar cerca de 150 metros. Ele até preferiria fazer o trajeto de ônibus todos os dias, pela comodidade, se existisse comodidade, já que o trânsito é sempre cheio, e nunca tem lugar vago pra sentar. Sem contar, claro, o custo. Caminhando ele faz algum exercício, economiza dinheiro, e acaba gastando quase o mesmo tempo de percurso. Quase. Para ele, no dia 02 de agosto, os 10 minutos a menos de gasto de tempo para ir ao trabalho foram motivo suficiente para decidir pegar o ônibus em vez de caminhar.

Talvez o motivo para ter virado à direita tenha sido realmente não se atrasar, mas como já se sabe, se ele fosse andando e chegasse 10 ou até mesmo 15 minutos depois do habitual, ninguém notaria, quem dirá reclamaria. Mesmo que ele chegasse 30 minutos depois, as chances são de que ninguém sequer percebesse que ele ainda não tinha chegado. Ele sabia disso perfeitamente. Por isso, às vezes, pensando sobre esse caso, eu me pergunto qual foi o motivo real, se é que houve outro, para que Kláudio acabasse por virar à direita em vez da costumeira esquerda.

O que importa é que, por causa disso, a vida dele acabou onde acabará, que é onde acabam as vidas sem graça e emoção, ou seja, uma aposentadoria chata, com uma mulher chata, e filhos chatos, pouco dinheiro, pouca coisa pra se orgulhar, menos ainda pra se arrepender - que ele saiba - com um enterro simples, num cemitério de quinta, numa segunda, com 7 pessoas, e poucas recordações.

Se ele tivesse virado à esquerda, como sempre, ou como quase sempre, ele poderia, finalmente, encontrar com Paulo, aquele amigo que estava lhe devendo dinheiro - não era muito, mas dinheiro é sempre bem vindo - e que, semanas depois, foi embora pra Manaus e nunca mais se viram, se falaram ou mesmo pensaram um no outro, e ele poderia fazer aquele curso de informática que ele tanto queria, mas nunca conseguia. Kláudio poderia, também, encontrar com Girlane, aquela ex-colega do último ano, que tinha uma quedinha por ele, mas que tinham se desencontrado depois que ele largou o colégio e se mudou pra trabalhar como entregador na loja de um conhecido de seu pai. Inevitavelmente, Kláudio iria passar na frente da casa de Dona Tereza, tia de Bito, que ia dizer que estavam procurando alguém pra trabalhar numa loja nova que ia abrir ali perto, e que ia indicar ele. Ele poderia passar, como quase sempre fazia, na padaria Pão Preto, pra comprar o lanche de todo dia, porque Kláudio não toma café da manhã, e prefere comer alguma coisa por volta das 10h, pra poder ficar atendendo no horário de almoço, enquanto o chefe come, e lá encontraria Zé Negão, que tinha acabado de chegar de viagem e passava ali por acaso, e ia convida-lo pra pegar o baba de quarta de noite. E finalmente, porque chegaria um pouco depois do horário habitual, encontraria Quinho, seu irmão, logo na esquina, e iria ter uma chance de pedir desculpas e voltar a falar com ele e com o resto da família.

Mas Kláudio virou à direita. Não pegou o dinheiro que estavam devendo, ficando sem sobra pra fazer aquele curso de computação, nem começou o namoro com Girlane, e nunca mais conheceu alguma mulher minimamente interessante que se interessasse por ele, nem pegou o emprego com Dona Tereza, na mesma loja que hoje ele trabalha, mas porque pegaria o emprego logo de começo, já estaria num cargo  de menor responsabilidade e maior remuneração, ainda mais se conseguisse fazer o curso de informática que queria com o dinheiro que tinha emprestado, nem encontrou Zé Negão, e nunca mais teve ânimo ou convite pra fazer nenhum esporte e acabou virando um sedentário preguiçoso, e nem encontrou Quinho, e nunca mais falou com ninguém de sua família, e morreu sem ter tido um casamento feliz, um emprego legal, sem conhecer os sobrinhos, sem saber de notícias da família, sem perspectiva, sem sonhos, e sem ser lembrado por ninguém.