sábado, junho 07, 2003

Aqui uno meus três posts sobre Matrix, com dois intuitos: Para eles não se perderem nos archives; para bater o recorde do Blogger com o MAIOR POST DO MUNDO. Obrigado, Vaca Láctica!


Considerações sobre The Matrix: Reloaded. Quem não viu, não leia.

Aviso: Estas considerações não são todas minhas. São somas de informações que eu li e discuti.

1 - Neo é um programa?

Sim, iso é uma pergunta séria. Todos que viram o filme perceberam que ele tem os movimentos quase que automáticos, como um programa (alguns diriam que, como num jogo de videogame, ele simplesmente sabe o que o computador vai fazer, logo não tem muita novidade nos seus movimentos), principalmente quando luta contra os Agentes.

Há também a possibilidade de Neo ser já programado para ter as habilidades que ele tem, e não apenas ser um humano com capacidades extraordinárias. Por isso que o Oráculo podia prever tão bem os seus "movimentos", suas ações, suas vontades e sentimentos. Na verdade, toda vez que Neo e o Oráculo se encontravam, existia a possibilidade dela, com suas palavras, o estar reprogramando.

Vejamos o seguinte diálogo com o Arquiteto:

"The function of the One is now to return to the source allowing a temporary dissemination of the code you carry reinserting the prime program after which you will be required to select from the matrix 23 individuals, 16 female 7 male, to rebuild Zion. Failure to comply with this process will result in a cataclysmic system crash killing everyone connected to the matrix. Which, coupled with the extermination of Zion will ultimately result in the extinction of the entire human race."

A FUNÇÃO do Escolhido, segundo as palavras do Arquiteto, é retornar à fonte, permitindo uma DISSEMINAÇÃO TEMPORÁRIA DO SEU CÓDIGO. Ele tem uma função (isso não implica, mas é um bom indício, que ele seja um programa) específica. Porém, mais do que isso, ele possui o seu próprio código de programação, com permissões de usuário que os outros programas não possuem.

Outro indício é o seu coma. Neo entra em coma porque saiu de seus parâmetros de programação (Utilizou de sua Programação Intuitiva fora da Matrix Principal do filme) ao parar os sentinelas do "mundo real" com seu pensamento.

E o que dizer das premonições de Neo? A Matrix, como um bom programa de xadrez, já calculou o que iria acontecer até certo ponto, devido às escolhas das "pessoas" (quem disse que não são todos programas de computador, no fim das contas?). Ou seja, a Matrix já sabia que a "morte" de Trinity era inevitável. Por isso, a própria Matrix poderia alimentar Neo com essas informações, reprogramando-o, e fazendo-o pensar que ele teria alcançado um estágio superior de humanidade, fazendo-o crer cada vez mais que ele É o Escolhido.

A capacidade de burlar as leis da realidade, as capacidades de previsão de movimento dos outros programas, a ressurreição de Trinity. Indícios fortes de que Neo é um programa, e não um ser humano.

E por que esconder do programa que ele é um programa?

Quando se quer que uma pessoa tome uma decisão, um rumo, uma escolha, mas ela não quer fazê-lo, e decidimos manipulá-la a isso, o melhor que se pode fazer, para que ela aceite o que está fazendo como algo natural a ela, é que ela NÃO saiba que está sendo manipulada. Se um médico tem conhecimento de certos sintomas e precisa decidir o melhor a fazer com o paciente, é melhor que ele não saiba que o paciente é alguém próximo a ele ou que o paciente é ele mesmo, para que a emoção não o atrapalhe na sua escolha sobre o melhor caminho a seguir.

É importante para o novo programa da Matrix (que será criado quando Neo se fundir com a Fonte) que evolua com os seres humanos, para se adaptar a estes, e poder controlá-los melhor. Portanto, o programa deve se sentir quase como um ser humano. Ele deve evoluir como um ser humano, para que o controle da Matrix sobre os seres humanos seja o maior possível.

Outra conversa que deve ser levada em consideração é o fim da conversa entre Neo e o Conselheiro Hamen (transcrita mais abaixo), onde Hamen diz que acredita existir uma razão para que Neo possa fazer as coisas que ele faz, e espera que eles (as pessoas normais) possam entender o como ele faz aquelas coisas antes que seja tarde demais.

Quando Neo conversa com Smith, logo antes da luta contra "os Mil Smiths", Smith fala que MATOU Neo, e depois algo de impossível aconteceu.

Mr. Smith: I killed you Mr. Anderson, I watched you die, with a certain satisfaction I might add, and then something happened. Something that I knew was impossible but it happened anyway. You destroyed me, Mr. Anderson. Afterward I knew the rules, I understood what I was supposed to do, but I didn’t! I couldn’t. I was compelled to stay. Compelled to disobey.

Se Neo for um programa, então Smith percebe o porque dele não ter morrido: porque ele não pode morrer! Neo deve permanecer vivo até se fundir com a fonte para que a Matrix evolua com o ser humano, e possa sempre controlá-los.

Porém, isso implica que a Matrix continuará existindo, e isso é o que Smith não quer, ele quer sair de lá, como ele disse no filme 1 para Morpheus:

Smith: I must get out of here, I must get free. In this mind is the key. My key. Once Zion is destroyed, there is no need for me to be here. Do you understand? I need the codes. I have to get inside Zion. You have to tell me how.

Por isso ele quer destruir Neo. Porque sem o programa de evolução, a Matrix vai deixar de existir, e ele vai poder sair de lá, ou pelo menos deixar de existir, que pelo o que ele diz, é preferível a ficar na Matrix.

2 - Há mais de uma Matrix? Ou será Neo o Último Filho de Krypton?

Esqueçamos um pouco a possibilidade de Neo ser um programa. Imaginemos que ele é um ser humano, vivendo num mundo controlado por máquinas sencientes, tentando libertar a humanidade de uma prisão mental e física. Ele "entr" na Matrix e, com sua capacidade de Programador Intuitivo, consegue "dobrar" (bend, fold) as leis da realidade interna, e levar vantagem enquanto dentro da Matrix. Enquanto dentro da Matrix! E por que ele consegue parar os sentinelas quando a Nabucodonosor explode? Afinal, eles não estão no "mundo real"? No mundo real, Neo é apenas mais um humano. Sua capacidades extras são apenas mentais, na forma de Programação Intuitiva (eu digo Intuitiva por que ele não SABE como a Matrix funciona, mas mesmo assim consegue alterar seu funcionamento, ou prevê-lo, mas não pensa para fazê-lo, apenas o faz). Logo, temos pelo menos duas opções:

Opção 1 - Há ao menos duas Matrix.

Isso. Quem viu o 13º Andar provavelmente sabe do que eu estou falando. Na verdade, há duas Matrix. Uma representando o mundo onde os Agentes vivem, onde Neo e companhia (a palavra compania não existe no português) lutam sua batalha ideológica com a Matrix, onde os Despertos (viva Mage) podem fazer coisas que os normais não podem, e há o "mundo real", onde todos são relativamente iguais, e ninguém tem a capacidade de burlar as leis da realidade. Será?

Neo consegue parar os sentinelas com a força do pensamento. Como pode? basta que ele, sendo um humano normal, esteja em outra Matrix, e nessa Matrix ele tenha a capacidade de Programação Intuitiva. Outra coisa. O Agente Smith sai da Matrix original (ao menos uma de suas cópias, através de um dos telefones). Como o corpo do Hospedeiro (Bane, o traidor que queria matar Neo) pode sobreviver sem a mente dele ("the body can not live without the mind", já diria Morpheus)? A não ser que a "mente" do Agente Smith tenha ocupado o lugar da outra mente. E aí, cairemos num problema de consciência: o que é a consciência? O que nos torna humanos? Há diferença entre uma máquina e um ser humano, que não sejam os tecidos do corpo? A Inteligência Artificial de Smith é comparável à inteligência humana? Ou será que quando Neo se "fundiu" com ele no fim do filme Um, criou um misto necessário para a consciência, a parte humana que faltava ao programa para que ele fosse considerado vivo? Ou a mente humana é simplesmente uma rede energética?

Se não considerarmos o Agent Smith como uma consciência capaz de habitar um corpo, temos de considerar que há duas Matrix, para que a consciência dele se apossasse do corpo de Bane, assim como os Agentes fazem na Matrix original.

E ainda outra coisa. Se a Matrix deve permitir que Zion exista para que haja evolução do programa, não seria menos custoso que Zion existisse apenas numa zona virtual, onde apenas impulsos elétricos são necessários para simular a realidade (já que os seres estão já todos presos à Matrix) do que Zion existir no mundo real, sendo necessário a existência de materiais reais para a construção das sentinelas, e de mundo físico para ser explorado, e de espaço para isso, e de energia extra para gastar nas sentinelas?

Outra coisa interessante, dita pelo Conselheiro Hamen, é que ninguém sabe ao certo como as máquinas de Zion funcionam.

Hamen: Almost no one comes down here. Unless of course there’s a problem. That’s how it is with people. They don’t care how it works as long as it works. I like it down here. I like to be reminded that the city survives because of these machines. These machines are keeping us alive, while other machines are coming to kill us. Interesting isn’t it? Power to give, and the power to end it.

Neo: We have the same power.

Hamen: Yeah, I suppose we do, but down here I think about all those people still plugged into the Matrix, and when I look at these machines I… I can’t help thinking that in a way we ... are plugged into them.

Neo: But we control these machines, they don’t control us.

Hamen:Of course not. How could they? The idea is pure nonsense but, it does make one wonder just... what is control?

Neo: If we wanted we could shut these machines down.

Hamen: Of course. That’s it. You’ve hit it. That’s control isn’t it? If we wanted, we could smash them to bits. Although if we did, we’d have to consider what would happen to our lights, our heat, our air.

Neo: So we need machines, and they need us. Is that your point councilor?

Hamen: No. No point. Old men like me don’t bother with making points. There’s no point.

Neo: Is that why there are no young men on the council?

Hamen: Good point.

Neo: Why don’t you tell me what’s on your mind councilor?

Hamen: There is so much in this world that I do not understand. [nods toward a machine composed of different terraces of water flowing] See that machine? That has something to do with recycling our water supply. I have absolutely no idea how it works. But I do understand the reason for it to work. I have absolutely no idea how you are able to do some of the things you do. But I believe there’s a reason for that as well. I only hope we understand that reason before it’s too late.



Esta conversa vale tanto para mostrar que as máquinas são necessárias, ou ao menos facilitam e muito, à vida humana, e é idiotice querer se livrar de todas as máquinas. Outra coisa, é parar mostrar que realmente ninguém sabe como aquilo funciona, o que pode indicar que as máquinas de Zion são controladas pelo cérebro da segunda Matrix, que faz com que elas funcionem eternamente, apenas para que Zion exista.

Outra coisa interessante: Neo recebe uma colher antes de sair de Zion, lembrando para ele que "tehere is no spoon". Mesmo no "mundo real".

Outro fato que pode indicar outras Matrix são os monitores na sala do arquiteto. Nesse caso, seriam BEM MAIS que duas MAtrix.

E o título do filme é Matrix: REloaded

Opção 2 - Neo é Deus.

Que Neo é uma representação de Jesus Cristo, ou Buda, ou qualquer grande profeta, isso não se tem dúvidas. Porém, se não existirem 2 Matrix, então ele REALMENTE possui poderes sobrenaturais.

Neo é o sexto Escolhido na história da Matrix (se essa história for verdadeira). Infelizmente, meu conhecimento de religiões é muito pouco para averiguar, nas religiões de alguma significância, quantos messias existem do quilo de Buda e Jesus Cristo. Será que há cinco messias significativos e eles propõem que Neo é o novo messias? Será que é a sexta vinda do filho de Deus à terra, e será essa a vinda redentora? será Matrix o inferno (ou o céu, já que lá tudo é possível) ou o purgatório? Neo (anagrama de One, ou Um em inglês) segue alguma religião específica, alguma visão específica de um dos Deuses existentes, ou formará uma nova religião, com novas visões de Moral e uma nova Ética?

Enfim, se há apenas uma Matrix, essa parece ser a única possibilidade aceitável.

E se Neo é Deus, então Agente Smith realmente possuiu o corpo de um ser humano. Ou seja, se Neo é Deus, nós somos como programas de computador, e nossa mente não difere de uma séria de correntes elétricas e campos magnéticos.
Pelo menos no filme.

3 - Trinity sabia que iria ser salva?

Ok, Trinity foi surpreendida pelos agentes no prédio. Mas por que ele se jogou do sei-lá-ésimo andar? Por acaso ela pode voar, com seu amor eterno? Ou tinha alguma esperança de bater em algum toldo, ou segurar em algum mastro? Quando ela estava fugindo com o Keymaker, ela enfrentou temerariamente todos Agentes ou inimigos que apareciam pela frente. Não tinha como ela tentar outra coisa? Será que ela podia aparar a queda? Ela já tinha cumprido com o seu dever, ela não precisava parar aqueles agentes, eles poderiam ficar livres pra fazer o que quisessem que não impediriam Neo de chegar à fonte. Ou seja, ela tinha que tentar fugir. Por acaso ela tinha como saber que Neo iria salvá-la?

Algumas pessoas argumentam que não tinha motivo para o agente se jogar do prédio atrás de Trinity, já que, se ela pulou do prédio, com certeza iria morrer. Mas ele teria se jogado por que sabia que Neo chegaria para salvá-la, e precisava matá-la antes que ele chegasse.

Eu acho simplesmente que ele não perderia nada em pular atrás dela para garantir que ela morresse, mas enfim.

Para mim, o problema é ela se jogar. Talvez ela soubesse que ele iria salvá-la. Talvez ela esperasse (de ter esperança) que isso acontecesse. Eu não sei, mas é muito estranho. Algo como ela ter FÉ em Neo.

O mesmo acontece com Morpheus, quando este está lutando com um Agente em cima do caminhão, enquanto protegia o KeyMaker. Ela sabe que não tem como evitar ser derrotado, a não ser que Neo apareça. E como se soubesse que Neo pudesse ouví-lo, diz:

Morpheus: Neo, if you can hear me, I could use some help.

E Neo aparece e os salva. E Morpheus tinha muita FÉ que ele faria isso.
SE, vejam bem, SE há apenas uma Matrix, então OU Neo é um mutante/super-herói, OU um ser elevado com capacidades extraordinárias (o que dá no mesmo), OU ele atingiu o Nirvana ( o que na prática dá no mesmo), OU Neo deve ser Deus.

Mas EU NÃO acho que esta seja a hipótese correta.


AINDA SOBRE MATRIX RELOADED.


Léa e Mauricinho me mandaram um texto de Pablo Vilaça, coloco aqui as partes que não são discutidas por mim no post abaixo.

1.. Quando Neo, Morpheus e Trinity vão visitar Merovingian, na parede do andar em que o personagem se encontra podemos ver, em fontes gigantes, o número 101. Ora, em Matrix, este era exatamente o número da porta do apartamento de Neo (que, como todos já estão fartos de saber, é um anagrama de 'One', 'Um'). Além disso, em sua bela matéria sobre a produção desta continuação, a revista SET esclarece: '(...) Em certos grupos de estudo, [os reis merovingian] são tidos como descendentes da linhagem de Jesus Cristo'. A partir disso (e como sabemos que Neo é o sexto predestinado a surgir na Matrix), começo a crer que Merovingian é, na realidade, uma das primeiras versões (possivelmente, a original) do Escolhido, do Predestinado.

2.. Durante a seqüência situada em Zion, o Conselheiro Hamann (interpretado por Anthony Zerbe) tem uma conversa estranhíssima com Neo - e, em determinados instantes do diálogo, tive a forte impressão de que o personagem é, na verdade, um programa, e não um humano (isto é, desde que Zion seja, de fato, um outro nível de simulação). Sua função seria garantir que Neo tivesse liberdade para cumprir seu próprio programa: retornar à Fonte e garantir a manutenção da Matrix. Por que acredito nisso? Simples: apesar da insistência do Comandante Lock para que Morpheus seja mantido em Zion, o Conselheiro Hamann cria todas as condições para que a nave Nabucodonosor deixe a cidade e parta para realizar uma transmissão para a Matrix. (Esta teoria é aquela sobre a qual tenho menor convicção, apesar de julgá-la viável.)

Eu não tinha pensado no Merovingian como um dos antigos predestinados, ainda mais porque ele fala no filme:

Merovingian: Eu sobrevivi aos seus antecessores, e vou sobreviver a você.

Mas esta história de os Merovingians descenderem de Jesus Cristo deixa a entender isso mesmo. Mas então o que aconteceu com os outros Predestinados? Morreram, foram re-assimilados (considerando que na verdade todos foram programas), fugiram? Viraram cidadãos da Zion que seria formada? Substituiram o Arquiteto? Viraram agentes? Viraram "seres humanos" normais dentro da Matrix com vida eterna e poderes especiais? E por que o Merovingian tem raiva da Oráculo? Vai ver que ele foi enganado por ela também (se ele realmente foi um Predestinado)

Quanto ao conselheiro, eu sempre achei a atuação dele meio estranha, e os Wachowsky sempre tiveram boa direção de atores. Isso indica que realmente tem algo de errado com ele.
E a insistência da harmonia entre humanos e máquinas... não sei.

Talvez ele tenha uma missão, mas ache que este Predestinado pode realmente enfrentar a Matrix. Então, talvez ele queira convencer Neo a, qunado subjulgar a Matrix, ficar do lado dos dois: humanos e máquinas. Continuando...


Caso Zion não existisse, os humanos estariam sempre se questionando sobre a origem dos poderes de Neo. Fato em que nenhum momento foi citado. Apenas a dúvida sobre ele ser ou não ser a solução final para a batalha. Bem, desta forma os dois mundos são na verdade, uma só realidade. Os dois são partes do mesmo sistema onde a Matrix é a SIMULAÇÃO e Zion o SIMULACRO (citação do livro do pensador Jean Baudrillard no primeiro filme) O Agente Smith talvez tenha ciência disto desde o inicio, uma vez que se desconecta da Matrix e pede a Morpheus a chave para o mainframe de Zion, porque só assim ele seria livre. Pode-se especular que seria livre para transitar entre os dois mundos - o que fez em Reloaded, ou para ter poder ( "programas rackeando programas" Neo/reloaded ) nos dois mundos ("O mesmo que você mesmo que você, Mr Anderson...tudo" Smith/reloaded ). Assim como a Matrix, Zion foi recriado também por 6 vezes ( Segundo o Arquiteto).

Na sua sexta versão, o Arquiteto se vangloria de finalmente ter criado um Neo com percepção e sentimentos humanos. (obs. de Nerd - Esta cena não lembra o Darth Vader dizendo para o Luke Skywalker - "Eu sou seu pai" ? ). Além das roupas que estão muito parecidas com as de Star wars e outros detalhes. Mais assunto para discussão. Talvez a criação o designer de Neo assim como ele é, tenha sido uma sacada da IA ao estudar a historia humana e perceber que sempre houve, em determinados momentos, alguém que centralizasse toda expectativa de dias melhores. Neste caso não é difícil tecer um paralelo entre o que acontece no filme e a vida de Jesus, sendo o Pai (IA), o Filho (Neo) e o Espírito Santo (Matrix) a mesma pessoa, mas esta é outra concepção.

"NO INICIO A HUMANIDADE SE VANGLORIAVA DE TER CRIADO A IA ( INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ) E TUDO ERA PERFEITO" ver Animatrix - A 2ª renascença. parte I. Acredito que o texto acima representa a essência do que é a trilogia Matrix. Assim como os humanos criaram a Inteligência Artificial para servi-los e esta se rebelou contra eles, o Software Humano, que foi criado para servir a Matrix ira se rebelar contra a IA causando também, de forma imprevista até então, o colapso do sistema, mesmo que morra com ela. Em outras palavras, acontece a 3ª Renascença. Onde os humanos, ou serão realmente libertos ou conviverão pacificamente com as máquinas ou tudo faz parte de uma grande simulação por parte de um ser superior ou sabe-se-la-o-que se passou na cabeça dos irmãos Wachowski.
O agente Smith por ter sido "contaminado" no Matrix por Neo ( o que aparentemente não aconteceu nas outras versões ), e agora comportando-se como um vírus, percebe a essência humana de Neo e acredita que deve mata-lo, impedindo a verdadeira revolução/colapso do sistema tornando-se assim senhor dos dois mundos. Ou a sua presença de alguma forma põe em risco a existência de todo o sistema - assim como um vírus põe em risco qualquer sistema. O que justificaria sua luta no 3º filme. ( vide trailer no final de Reloaded ).

Sendo assim, a trilogia tem como - explicando de forma simplista - a contraposição a sistemas dominantes ditatoriais. O HOMEM CRIA A MAQUINA PARA ENTENDE-LA E SERVI-LO, ESTA SE REBELA CONTRA O SISTEMA E O DESTRÓI. A MAQUINA CRIA O HOMEM PARA ENTENDE-LO E SERVI-LA, ESTE SE REBELA CONTRA O SISTEMA E A DESTRÓI. A "grosso modo" é isto, mas na verdade é bem mais complicado do que parece. Para entender tudo, seria necessário levar em consideração teorias filosóficas, religiosas, cientificas, psicológicas e etc, que são retratadas rapidamente nos filmes..... ....E não se decepcione se talvez nem a Trilogia conseguir explicar tudo !


É isso. Mais por enquanto, tenham certeza que mais virão.

CONTINUANDO COM MATRIX: RELOADED.

Porque eu acho que talvez o Oráculo não seja o programa intuitivo a quem o Arquiteto se refere na conversa com Neo.

Quando o arquiteto menciona a mãe da Matrix, Neo conclui que ela é o Oráculo, e o Arquiteto responde "Por favor...", que pode ter duas conotações:

1 - Que é tão óbvio que é o sobre Oráculo que ele está falando que não precisava mencionar;

2 - Que ele falou uma merda tão grande que fica até ridículo.

Pela atuação do Arquiteto, e pelo modo como a conversa se desenvolve, eu optaria pela segunda opção. Mas pela lógica de comportamento do Oráculo, eu diria que a primeira opção é a correta, pois nesse filme parece que ela está tentando manipular Neo.

Mas caso não fosse o Oráculo a mãe da Matrix, quem seria o Programa Intuitivo a quem o Arquiteto se refere?

Se for um dos personagens já apresentados, teremos duas opções: Persephone e Trinity (!) .

Persephone é um programa apaixonado. As emoções fazem parte de sua "vida", o amor e paixão que antes Merovingian sentia por ela fazem falta, ela gosta de prazeres. Ela parece estar ligada à intuição, ou qulauer cois assim, ams é muito pouco pra poder dizer qulaquer coisa.

E quanto a Trinity... É a namorada de Neo. SE Merovingian foi o primeiro Predestinado, Trinity faz o papel que Persephone fez, do estímulo amoroso do herói. Pode ser que, se Trinity também for um programa, que o programa intuitivo também evolua, ou mude, com o passar do tempo, para se adequar aos humanos, e sempre manipular o Predestinado com maestria (e viva o titereirismo).Nesse caso, surge novamente a pergunta que surgiu com a possibilidade de Merovingian ser o Predestinado: O que acontece com aqueles que já cumpriram o seu papel? Por que ele dois (no caso de terem o mesmo papel de Neo e Trinity) não foram reabsorvidos pela Matrix. Ou será que os outros Neos e Trinitys ainda estão por aí?



Ainda sobre Neo ser ou não um programa.

Quando Neo está lutando, e apara um golpe de espada com a mão esquerda, e o sangue pinga no chão, Merovingian fala: Viram? Ele é apenas Humano.

Se o Merovingian já foi algum dos Predestinados, e se os Predestinado forem programas, então ele nunca diria isso. Diria alguma coisa do tipo "viram? Ele não é indestrutível" ou "viram, ele não é como eu" ou qualquer outra coisa do gênero.

Ou ele disse aquilo apenas para estimular seus protetores, ou então Neo não é um programa. E se Neo é mesmo humano e se Merovingian foi um dos Predestinados (no caso, especulamos que é o primeiro), como ele está vivo até hoje? Será que ele transferiu sua consciência para a Matrix, abandonando o seu corpo (Totalmente V.A.)? Ou na verdade a diferença entre seres humanos e programas é apenas a existência no mundo físico?

Mas pode ser que Merovingian nem tenha sido o primeiro Predestinado, então ele nem tem como saber que Neo é um programa ou não.
Talvez NÓS nunca saibamos.

Nenhum comentário: