terça-feira, junho 03, 2003

CONTINUANDO COM MATRIX: RELOADED.

Porque eu acho que talvez o Oráculo não seja o programa intuitivo a quem o Arquiteto se refere na conversa com Neo.

Quando o arquiteto menciona a mãe da Matrix, Neo conclui que ela é o Oráculo, e o Arquiteto responde "Por favor...", que pode ter duas conotações:

1 - Que é tão óbvio que é o sobre Oráculo que ele está falando que não precisava mencionar;

2 - Que ele falou uma merda tão grande que fica até ridículo.

Pela atuação do Arquiteto, e pelo modo como a conversa se desenvolve, eu optaria pela segunda opção. Mas pela lógica de comportamento do Oráculo, eu diria que a primeira opção é a correta, pois nesse filme parece que ela está tentando manipular Neo.

Mas caso não fosse o Oráculo a mãe da Matrix, quem seria o Programa Intuitivo a quem o Arquiteto se refere?

Se for um dos personagens já apresentados, teremos duas opções: Persephone e Trinity (!) .

Persephone é um programa apaixonado. As emoções fazem parte de sua "vida", o amor e paixão que antes Merovingian sentia por ela fazem falta, ela gosta de prazeres. Ela parece estar ligada à intuição, ou qulauer cois assim, ams é muito pouco pra poder dizer qulaquer coisa.

E quanto a Trinity... É a namorada de Neo. SE Merovingian foi o primeiro Predestinado, Trinity faz o papel que Persephone fez, do estímulo amoroso do herói. Pode ser que, se Trinity também for um programa, que o programa intuitivo também evolua, ou mude, com o passar do tempo, para se adequar aos humanos, e sempre manipular o Predestinado com maestria (e viva o titereirismo).Nesse caso, surge novamente a pergunta que surgiu com a possibilidade de Merovingian ser o Predestinado: O que acontece com aqueles que já cumpriram o seu papel? Por que ele dois (no caso de terem o mesmo papel de Neo e Trinity) não foram reabsorvidos pela Matrix. Ou será que os outros Neos e Trinitys ainda estão por aí?



Ainda sobre Neo ser ou não um programa.

Quando Neo está lutando, e apara um golpe de espada com a mão esquerda, e o sangue pinga no chão, Merovingian fala: Viram? Ele é apenas Humano.

Se o Merovingian já foi algum dos Predestinados, e se os Predestinado forem programas, então ele nunca diria isso. Diria alguma coisa do tipo "viram? Ele não é indestrutível" ou "viram, ele não é como eu" ou qualquer outra coisa do gênero.

Ou ele disse aquilo apenas para estimular seus protetores, ou então Neo não é um programa. E se Neo é mesmo humano e se Merovingian foi um dos Predestinados (no caso, especulamos que é o primeiro), como ele está vivo até hoje? Será que ele transferiu sua consciência para a Matrix, abandonando o seu corpo (Totalmente V.A.)? Ou na verdade a diferença entre seres humanos e programas é apenas a existência no mundo físico?

Mas pode ser que Merovingian nem tenha sido o primeiro Predestinado, então ele nem tem como saber que Neo é um programa ou não.
Talvez NÓS nunca saibamos.

.

Nenhum comentário: