terça-feira, novembro 18, 2003

Regras de Xadrez.

Capítulo 8: Jogadas especiais


CHEQUE

Como o Cheque-Mate, porém tem escapatória. Sempre que o rei esteja ameaçado, mesmo que seja possível escapar a esta ameaça, o jogador que "atacou" o rei deve dizer "Cheque".


ROQUE

O Roque é uma jogada especial de defesa, que envolve o Rei e uma das duas Torres. Para se fazer o Roque, são necessários alguns pré-requisitos:
- O jogador não ter movimentado o Rei ou a Torre a ser utilizada
- O caminho estar livre
- No caminho que o rei for passar, ele não pode ficar em cheque

Preenchidos estes pré-requisitos, o Roque é feito da seguinte maneira: Move-se o rei duas casa para o lado (direita ou esquerda, a depender da torre que se for utilizar). Move-se a Torre do lado que o Rei se movimentou para o quadrado colado ao rei mais próximo do cntro do tabuleiro.

Existem dois roques: o Grande (com a Torre mais distante) e o pequeno (com a Torre mais próxima)

Posição antes do Roque Pequeno
Posição antes do Roque Pequeno

Movimento do Rei no Roque Pequeno
Movimento do Rei no Roque Pequeno

Fim do movimento do Roque Pequeno
Fim do movimento do Roque Pequeno

Posição antes do Roque Grande
Posição antes do Roque Grande

Movimento do Rei no Roque Grande
Movimento do Rei no Roque Grande

Fim do movimento do Roque Grande
Fim do movimento do Roque Grande

Não é possível o Roque: o Rei está em cheque
Não é possível o Roque: o Rei está em cheque

Não é possível o Roque. O Rei vai passar por uma casa em Cheque
Não é possível o Roque. O Rei vai passar por uma casa em Cheque


EN PASSANT

En Passant é uma jogada especial de ataque de Peão para Peão, que acontece quando o Peão atacado resolve sair com o duplo início.

Se um Peão, na sua primeira jogada, resolve sair com movimento duplo permitido na primeira jogada de todo peão, e passar por uma casa em que outro Peão poderia tê-lo comido, o jogador do Peãp atacante pode optar por comer o Peão que andou duas casas, colocando seu Peão atacante no lugar onde o Peão atacado estaria se andasse apenas uma casa.

Peão preto vai iniciar andando duas casas. Em vermelho, as casas em que o Peão Branco pode capturar peças.
Peão preto vai iniciar andando duas casas. Em vermelho, as casas em que o Peão Branco pode capturar peças.

Peão Preto avança duas casas no seu primeiro movimento no jogo.
Peão Preto avança duas casas no seu primeiro movimento no jogo.

Peão Branco, após capturar
Peão Branco, após capturar "En Passant" o Peão Preto.



TROCA

Sempre que um Peão chegar na linha oposta do tabuleiro (ou seja, se for um Peão branco, quando este chegar na linha 8, e se for um Peão preto, quando este chegar na linha 1), ele pode ser trocado por QUALQUER outra peça, tenha esta sido capturada ou não. Ou seja, um jogador pode terminar o jogo com 9 Rainhas, 11 Bispos, etc. A peça a ser trocada não precisa ter sido capturada. É como se o Peão fosse um Pokémon e "evoluisse" para outra peça, depois do feito incrível de ter atravessado todo o campo de batalha.

Quem escolhe a peça a qual o Peão se transformará é o jogador que possui este Peão. A peça por qual o Peão foi trocada aparece no local onde o Peão estava.


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