terça-feira, novembro 18, 2003

Regras de Xadrez.

Capítulo 5: Movimentando as peças


Muitas pessoas diriam que o capítulo 5 deveria tratar do início do jogo. Porém, não se pode iniciar o jogo de Xadrez sem saber movimentar as peças.

Todas as peças se locomovem, como foi dito no Capítulo 3. Todas as peças podem capturar peças inimigas. Vamos tratar desta locomoção agora.

Peões: Os peões andam apenas uma casa por vez, sempre para a "frente", ou seja, em direção ao lado oposto de onde iniciam o jogo, NUNCA para trás. A excessão a esta regra é o primeiro movimento do Peão em questão. Cada Peão pode, no seu primeiro movimentor, andar duas casas para a frente, em vez de apenas uma. Porém, depois deste movimento, o Peão só poderá andar uma casa por vez.

Torres: As Torres andam na vertical e na horizontal, porém apenas para uma direção de cada vez. Não há limite para o número de casas que a Torre pode andar. As únicas limitações são os limites do tabuleiro e a existência de outras pelas no caminho da Torre.

Bispos: Os Bispos se movimentam na diagonal, ou seja, sempre andam por casas da mesma cor. O Bispo que começa o jogo sobre as casas brancas (claras) ficará até o fim do jogo sobre casas brancas (claras); o que começa o jogo sobre casas pretas (escuras) termina o jogo também sobre elas. Não há limites para o número de casas que o Bispo pode se movimentar, com excessão dos limites do tabuleiro e da presença de outras peças no caminho do Bispo. Os Bispos também só podem se movimentar para uma direção de cada vez.

Cavalos: Os Cavalos possuem um movimento peculiar, comumente chamado de "movimento em L". O Cavalo se movimenta da seguinte maneira: anda uma casa na horizontal e duas na vertical ou; anda uma casa na vertical e duas na horizontal. Sendo assim, se antes do movimento o Cavalo estava em uma casa branca (clara), depois do movimento se encontrará numa casa preta (escura).
Outra particularidade do movimento do cavalo é que ele "salta" as outras peças durante o movimento, ao contrário de todas as outras peças do jogo. Basta que a casa em que o Cavalo termina o movimento esteja livre para que ele possa efetuá-lo.

Rei: O Rei anda para qualquer direção (horizontal, vertical ou diagonal), uma casa por vez. O Rei não pode se movimentar para uma casa em que seria capturado.

Rainha: A Rainha tem o movimento parecido com o do Rei: anda para qualquer direção. A diferença é que a Rainha pode andar mais de uma casa por vez, como se fosse uma mistura de Bispo com Torre.

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