sexta-feira, dezembro 10, 2004

Viagem ao tempo dos fortes

Karen Souza - A Tarde

Durante anos, as muralhas do Forte de São Marcelo esconderam segredos e histórias inacessíveis aos baianos. Desde que foi construída, há 354 anos, quando se temia uma possível terceira invasão dos holandeses, o acesso à fortaleza era restrito aos militares. Mas, em novembro último, esse cenário mudou. Agora, turistas e baianos podem conhecer a história e a arquitetura dessa construção arredondada que fica na Baía de Todos os Santos.

Para quem gosta de passear e aproveitar os dias ensolarados que antecedem o verão, o Forte de São Marcelo é uma opção que fica aberta diariamente, das 9 às 18 horas. A visita inclui acompanhamento de guia, responsável por contar todos os detalhes e a história do forte, desde a construção, passando pelas reformas e restaurações, até os projetos futuros para o espaço.

O diretor do forte – um dos três guias que acompanham as visitas ao local –, coronel Leite, garante que, além de aprender sobre a história e detalhes arquitetônicos da edificação, outros atrativos devem surpreender os curiosos, como a vista privilegiada do pôr-do-sol e do anoitecer em Salvador visto do mar.

“A paisagem é maravilhosa e temos que aprender a valorizar a nossa história. O que queremos, ao abrir as portas do forte para a visitação, é promover o turismo. Um turismo que também é para os baianos. As pessoas conhecem a própria história e se sentem gratificadas com o que aprenderam”, garante o guia.

Leite afirma que, entre os projetos para o futuro, estão os de transformar um dos ambientes do forte em museu, criar uma taberna que lembre os tempos das invasões piratas e resgatar o relógio da cidade, que, por muito tempo, foi um dos pontos de referência da cidade. Localizado no Forte de São Marcelo, o relógio está desativado..

Qualquer pessoa pode visitar o lugar. Para isso, é preciso pegar um barco que sai do Centro Náutico da Bahia e pagar R$ 10. Segundo o coronel, o percurso dura apenas três minutos, e cada embarcação pode levar, em média, nove pessoas. Para grupos maiores, é preciso entrar em contato com a coordenação do forte, pelo telefone, e agendar a visita. O acesso das crianças também está liberado.

Serviço

Visita ao Forte de São Marcelo

Diariamente, das 9h às 18h

Saída: Centro Náutico da Bahia

Mais informações e agendamentos de visitas: 9122-8776

R$ 10

.

Nenhum comentário: