quinta-feira, outubro 12, 2006

Cientistas anunciam gel que pára hemorragia em 15s

Cientistas de Hong Kong e dos Estados Unidos descobriram de forma acidental um gel capaz de estancar hemorragias em menos de 15 segundos, que pode revolucionar as cirurgias, publicou hoje o jornal South China Morning Post.
Os especialistas da Universidade de Hong Kong e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) descobriram a fórmula do gel enquanto trabalhavam num projeto de regeneração de células cerebrais.

A descoberta foi divulgada pela revista científica internacional Nanomedicine, que publicou os resultados da pesquisa, pioneira na utilização de um produto biodegradável para conter uma hemorragia em roedores, em apenas alguns segundos.

A aplicação em humanos poderia reduzir drasticamente o tempo gasto pelos cirurgiões para controlar as hemorragias, que é quase a metade de toda a intervenção.

Os cientistas ainda não sabem qual é o mecanismo exato que estanca a hemorragia. Mas explicaram que o novo material contém fragmentos de proteínas (peptídeos). Eles atuam sobre a ferida como um gel protetor numa escala ne nanômetros (milionésimos de milímetro).

Depois de parar o fluxo de sangue, o gel se decompõe em moléculas que o organismo pode utilizar para reparar o tecido danificado.

Por enquanto, o novo produto só foi utilizado no cérebro, fígado, pele e tecido da medula espinhal de ratos e hamsters. A sua aplicação estancou as hemorragias quase instantaneamente em todos os casos.

Atualmente, as ferramentas mais utilizadas para isto são a pressão com pinças, esponjas e a aplicação de calor.

Os pesquisadores prevêem que os testes clínicos comecem dentro de cinco anos, e que serão necessários pelo menos 10 até que o produto possa ser utilizado amplamente nos hospitais.

Segundo o MIT, o custo de uma operação de úlcera gástrica poderia cair para US$ 200 a 300 graças ao novo material.

Nenhum comentário: