sexta-feira, maio 04, 2007

Cervejaria australiana irá gerar energia limpa
(Folha Online)

A fabricante australiana de cerveja Foster's e um grupo de cientistas pretendem gerar energia limpa a partir da água residual da produção, usando bactérias consumidoras de açúcar.

A tecnologia experimental foi anuncia nesta quarta-feira por pesquisadores da Universidade de Queensland, que recebeu verba do governo estadual para instalar uma célula de combustível microbial na cervejaria da Foster's perto de Brisbane, capital do Estado de Queensland.

A célula é basicamente uma bateria em que bactérias consomem resíduos da fabricação de cerveja solúveis em água, como açúcar, amido e álcool. A bateria produz eletricidade e água limpa, segundo Jurg Keller, especialista da universidade.

A tecnologia aproveita a energia química que a bactéria libera do material orgânico, convertendo-a em energia elétrica.

Já existe um protótipo em funcionamento no laboratório da universidade, mas a célula que será instalada na cervejaria --que deve começar a operar em setembro-- é 250 vezes maior, informou o cientista.

"A água residual de cervejarias é uma fonte particularmente boa, porque é muito biodegradável e tem alta concentração", afirmou Keller.

Ele estima que a célula da cervejaria produzirá 2 kilowatts de energia --suficiente para suprir as necessidades de uma casa.

"[A célula] não produzirá grandes quantidades de energia --é primeiramente um tratamento de água, que tem a vantagem de gerar eletricidade", disse Keller.

Que bom! Será uq enão rola de usar umas primas destas abctérias pra comerem o óleo do mar, o lixo dos rios, o plástico jogado fora?

Nenhum comentário: