segunda-feira, abril 30, 2007

24 hour party people

Vi esse filme este fim de semana, num DVD emprestado. Bom filme! Conta a trajetória de um repórter e produtor musical (Tony Wilson) que, entre outras coissa, foi empresário do Joy Division (que virou New Order) e do Happy Mondays.

Bom, essa introdução foi só pra apresentar esta reportagem do UOL.
Tarantino's Mind

sexta-feira, abril 20, 2007

O Melhor Palíndromo do mundo

Ame Ema.

(minha autoria, claro)
COISAS, BICHOS E GENTE.

A mala na cama e a cama na casa; A bola no saco e o galo na praça; O dedo no laço e a gota no capô Do cabo do toco; a seta do saco É tomo da traça; amada da taba E o mico do cipó; o saco de troco É topo do teto; o cebo da rua, A droga na grama; o demo da moça À porta da casa; a cara do Tim É mito da raça; a saca da tropa; A coma do medo amarga na gorda; Aura do beco; o teto do pote; O corte do caso; o pico do cimo E a bata da dama;a carta do mote; O caso da tesa; o cotó do baco Do paco na toga e o calo no dedo; A carpa no lago e o caso na loba; A saca na maca e a maca na lama.
(Rômulo Marinho)

415 letras
149 palavras
Maior Palíndromo conhecido da língua portuguesa
PALINDROMANDO COM NÚMEROS

01 – O TAL UM É MULATO;
02 – O DOIS IODO;
03 – O TRÊS É DESERTO;
04 – ARTE TEM É TETRA;
05 – O ROMANO V... O NAMORO;
06 – IVO É O VI;
07 – É SÉTIMO. OMITE-SE;
08 – OITO É O TIO;
09 – O NONO? É O NONO;
10 - E O DEZ? AZEDO É;
11 – ONZE FEZ NÓ;
12 - O DOZE FEZ O DÓ.

(Rômulo Marinho)
Palíndromo do amor total

ÁVIDO? AMÁ-LA NA TABA, NO TOCO DA CASA, NO MURO NO PAÇO, NA POÇA, NA MACA, NA LIVRE SALA, SERVI-LA NA CAMA, NA COPA, NO CAPÔ, NO RUMO, NA SACA DO COTO, NA BATA, NA LAMA... Ó DIVA!

(Rômulo Marinho)
Mais de Palíndromos

(retirado daqui)

A palavra palindrômica mais extensa da nossa língua é o superlativo de omisso, OMISSÍSSIMO, com onze letras. A mais longa, dentre os idiomas, com dezenove caracteres, é a finlandesa SAIPPUAKIVIKAUPPIAS, que significa "vendedor de soda cáustica".

O verbo da língua portuguesa que contém maior quantidade de tempos palindrômicos é somar: SOMAMOS, SOMÁVAMOS, SOMÁRAMOS e SOMEMOS.

Os vocábulos soco e sopapo, além de serem sinônimos, no plural, se transformam em palíndromos.

IN GIRUM IMUS NOCTE ET CONSUMIMUR IGNI é o anacíclico que considero mais lírico entre todos que li, em cerca de dez idiomas. Há muita chance de ter sido escrito, segundo o poeta Ivo Barroso, por Apolinário o Antigo, gramático e retórico grego cristão do séc. IV, inspirando-se, provavelmente, nas mariposas que voavam em torno de sua lanterna. Tradução: giramos a noite e somos consumidas pelo fogo.

O mais politicamente correto, para usar expressão em voga, radicalmente anti-tabagista, é da autoria do humorista e palindromista americano Marvin Terban: CIGAR? TOSS IT IN A CAN, IT IS SO TRAGIC (charuto? Jogue-o no lixo, é muito trágico).

O mais explícito, sucinto e objetivo, foi escrito em alemão: EIN ESEL LESE NIE (um burro não lê).
Palíndromo de minha autoria

É viver meu, quem revive

quinta-feira, abril 19, 2007

Criador de Palíndromos

http://www.larc.usp.br/~pmindlin/palindromo.html
Palíndromo do dia

"A diva ávida, dádiva à vida"
(Rogério Duarte Filho)
STAR WARS Zíces!

A Batalha da Estrela da Morte... com mãos!


Darth Lego Vader rege uma orquestra de Clones


Monty Python Star Wars


Redublagem de Star Wars


Leo e Gabriel, cavaleiros Jedi
Mais uma vez Globo...

"O Papa mais popular do mundo faz 80 anos..."

sábado, abril 07, 2007

300

Não, não é bom. Não, não é ruim. Mas é fraco. Concordo com quem diz que, quando o grande comentário sobre o filme é sua fotografia, então deve ter algo de rerrado com este filme. O visual do filme é belo, belíssimo. Os cenários, os figurinos. Mesmo as batalhas. São boas, bem dirigidas.

Mas os diálogos, as pequenas mudanças do roteiro original - que nem é tão bom - tornam o filme fraco, piegas em muitos momentos, e até intransigente. Os diálogos são ruins - e como são poucos, marcam pela má qualidade. Os atores não atrapalham. Mas também não ajudam.

O quadrinho em si já não é grande coisa. Enfim.
Enquanto isso
ouvindo Frank Sinatra na casa de Piu e Mauricinho...