quarta-feira, março 12, 2003

Essa informação é importante, absurda e incrível demais pra eu NÃO colocar aqui, então...


Folha de São Paulo

Cientistas de um centro de pesquisa da Universidade de Stanford descobriram uma forma de enviar dados pela internet 3.500 vezes mais rápidamente do que uma conexão de banda larga típica.

O avanço técnico marcou o recorde de velocidade de internet e é rápido demais para ser usado nos computadores de hoje, mas poderá abrir portas para que cientistas compartilhem e enviem bancos de dados gigantescos para todo o mundo, disseram os cientistas.

Em um teste recente, uma equipe de cientistas do Centro de Acelerador Linear de Stanford, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, do instituto de pesquisa holandês Nikhes e da Universidade de Amsterdã enviaram o equivalente a quatro horas de filmes de DVD para uma localidade a cerca de 11.200 quilômetros de distância, através de cabos de fibra ópticas, em menos de um minuto.

Os dados não comprimidos foram transmitidos a 923 megabits por segundo durante 58 segundos de Sunnyvale, na Califórnia, a Amsterdã, via Chicago.

As constatações do experimento poderão ser aplicadas em redes utilizadas por cientistas que estudam física de partículas nos próximos anos, disse Les Cottrell, diretor-assistente de serviços informáticos do Centro de Acelerador Linear de Stanford.

Os pesquisadores montaram uma rede com microcomputadores em Sunnyvale e Amsterdã, rodando o sistema operacional Linux e conectados localmente com roteadores de um gbps (gigabit por segundo). Roteadores de Sunnyvale, Chicago e Amsterdã foram conectados entre si com cabos de fibra ótica de 10 gigabits.

O custo da experiência foi de US$ 2,2 milhões.

"O teste mostra que se pode fazer isso com equipamentos que estão no mercado e o melhor que há por aí em termos de rede", disse Cottrell. "Não tivemos que fazer mágica."


Agora, alguns comentário da minha parte.

11.200 km é quase o diâmetro da Terra.

E 923 mbites por segundo? Vá tomar no cú!

Praticamente teleporte! :)



.

Nenhum comentário: