terça-feira, abril 18, 2006

Ciclo investiga o futuro no cinema

Visão pessimista marca seleção de 15 filmes que CCBB exibe a partir de hoje - Folha - Eduardo Simões

A comparação entre as diferentes representações do futuro, na tela grande, ao longo de várias décadas, é o foco da mostra "O Cinema Vê o Futuro", que o Centro Cultural Banco do Brasil realiza de hoje até o dia 30.
Na seleção de 15 filmes de ficção científica, feita pelo crítico de cinema Marcelo Lyra, boa parte dos títulos tem visões pessimistas do futuro: seja em sociedades repressoras, como em "THX 1138" (primeiro longa de George Lucas, 1971) e "1984" (Michael Radford, 1984). Ou em filmes em que o progresso da ciência pode representar uma ameaça ao homem, como "Blade Runner - O Caçador de Andróides" (Ridley Scott, 1982).

"O cinema sempre vê o futuro de forma sombria, dominado por opressores, destruído por guerras mundiais. Desde os pioneiros "Metrópolis" e "Daqui a Cem Anos", passando pela "Máquina do Tempo", ou o recente "Gattaca'", analisa Lyra, que também participará de palestras sobre o tema ao longo da mostra.

O crítico avalia as discrepâncias nas perspectivas do futuro, sobretudo nos filmes mais antigos. Lyra cita o foguete espacial que é lançado por um canhão gigante no longa "Em Daqui a Cem Anos" e sustenta que a evolução, em termos conceituais, veio nos anos 60, com a conquista do espaço. Mas salienta:
"Uma regra em todos os filmes é que, por mais que o cinema tente antecipar o futuro, ele está sempre preso a seu tempo. Em "Fahrenheit 451" (1966), de François Truffaut, você vê os penteados típicos dos anos 60, os móveis pé-de-palito etc. Dezenas de detalhes traem sua época".

Mas nem tudo é datado na seleção de "O Cinema Vê o Futuro": Lyra chama a atenção para as antecipações acertadas da série "Jornada nas Estrelas", como o formato dos atuais disquetes de computador e o formato em "flip" dos telefones celulares, usado nos comunicadores da nave Enterprise.

"Nesse sentido, o criador da série, Gene Roddenberry, lembra um pouco Julio Verne, que anteviu o submarino e os foguetes."

P.s.: StarTrek é foda mesmo.

.

Nenhum comentário: