sexta-feira, maio 30, 2003

AINDA SOBRE MATRIX RELOADED.


Léa e Mauricinho me mandaram um texto de Pablo Vilaça, coloco aqui as partes que não são discutidas por mim no post abaixo.

1.. Quando Neo, Morpheus e Trinity vão visitar Merovingian, na parede do andar em que o personagem se encontra podemos ver, em fontes gigantes, o número 101. Ora, em Matrix, este era exatamente o número da porta do apartamento de Neo (que, como todos já estão fartos de saber, é um anagrama de 'One', 'Um'). Além disso, em sua bela matéria sobre a produção desta continuação, a revista SET esclarece: '(...) Em certos grupos de estudo, [os reis merovingian] são tidos como descendentes da linhagem de Jesus Cristo'. A partir disso (e como sabemos que Neo é o sexto predestinado a surgir na Matrix), começo a crer que Merovingian é, na realidade, uma das primeiras versões (possivelmente, a original) do Escolhido, do Predestinado.

2.. Durante a seqüência situada em Zion, o Conselheiro Hamann (interpretado por Anthony Zerbe) tem uma conversa estranhíssima com Neo - e, em determinados instantes do diálogo, tive a forte impressão de que o personagem é, na verdade, um programa, e não um humano (isto é, desde que Zion seja, de fato, um outro nível de simulação). Sua função seria garantir que Neo tivesse liberdade para cumprir seu próprio programa: retornar à Fonte e garantir a manutenção da Matrix. Por que acredito nisso? Simples: apesar da insistência do Comandante Lock para que Morpheus seja mantido em Zion, o Conselheiro Hamann cria todas as condições para que a nave Nabucodonosor deixe a cidade e parta para realizar uma transmissão para a Matrix. (Esta teoria é aquela sobre a qual tenho menor convicção, apesar de julgá-la viável.)

Eu não tinha pensado no Merovingian como um dos antigos predestinados, ainda mais porque ele fala no filme:

Merovingian: Eu sobrevivi aos seus antecessores, e vou sobreviver a você.

Mas esta história de os Merovingians descenderem de Jesus Cristo deixa a entender isso mesmo. Mas então o que aconteceu com os outros Predestinados? Morreram, foram re-assimilados (considerando que na verdade todos foram programas), fugiram? Viraram cidadãos da Zion que seria formada? Substituiram o Arquiteto? Viraram agentes? Viraram "seres humanos" normais dentro da Matrix com vida eterna e poderes especiais? E por que o Merovingian tem raiva da Oráculo? Vai ver que ele foi enganado por ela também (se ele realmente foi um Predestinado)

Quanto ao conselheiro, eu sempre achei a atuação dele meio estranha, e os Wachowsky sempre tiveram boa direção de atores. Isso indica que realmente tem algo de errado com ele.
E a insistência da harmonia entre humanos e máquinas... não sei.

Talvez ele tenha uma missão, mas ache que este Predestinado pode realmente enfrentar a Matrix. Então, talvez ele queira convencer Neo a, qunado subjulgar a Matrix, ficar do lado dos dois: humanos e máquinas. Continuando...


Caso Zion não existisse, os humanos estariam sempre se questionando sobre a origem dos poderes de Neo. Fato em que nenhum momento foi citado. Apenas a dúvida sobre ele ser ou não ser a solução final para a batalha. Bem, desta forma os dois mundos são na verdade, uma só realidade. Os dois são partes do mesmo sistema onde a Matrix é a SIMULAÇÃO e Zion o SIMULACRO (citação do livro do pensador Jean Baudrillard no primeiro filme) O Agente Smith talvez tenha ciência disto desde o inicio, uma vez que se desconecta da Matrix e pede a Morpheus a chave para o mainframe de Zion, porque só assim ele seria livre. Pode-se especular que seria livre para transitar entre os dois mundos - o que fez em Reloaded, ou para ter poder ( "programas rackeando programas" Neo/reloaded ) nos dois mundos ("O mesmo que você mesmo que você, Mr Anderson...tudo" Smith/reloaded ). Assim como a Matrix, Zion foi recriado também por 6 vezes ( Segundo o Arquiteto).

Na sua sexta versão, o Arquiteto se vangloria de finalmente ter criado um Neo com percepção e sentimentos humanos. (obs. de Nerd - Esta cena não lembra o Darth Vader dizendo para o Luke Skywalker - "Eu sou seu pai" ? ). Além das roupas que estão muito parecidas com as de Star wars e outros detalhes. Mais assunto para discussão. Talvez a criação o designer de Neo assim como ele é, tenha sido uma sacada da IA ao estudar a historia humana e perceber que sempre houve, em determinados momentos, alguém que centralizasse toda expectativa de dias melhores. Neste caso não é difícil tecer um paralelo entre o que acontece no filme e a vida de Jesus, sendo o Pai (IA), o Filho (Neo) e o Espírito Santo (Matrix) a mesma pessoa, mas esta é outra concepção.

"NO INICIO A HUMANIDADE SE VANGLORIAVA DE TER CRIADO A IA ( INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ) E TUDO ERA PERFEITO" ver Animatrix - A 2ª renascença. parte I. Acredito que o texto acima representa a essência do que é a trilogia Matrix. Assim como os humanos criaram a Inteligência Artificial para servi-los e esta se rebelou contra eles, o Software Humano, que foi criado para servir a Matrix ira se rebelar contra a IA causando também, de forma imprevista até então, o colapso do sistema, mesmo que morra com ela. Em outras palavras, acontece a 3ª Renascença. Onde os humanos, ou serão realmente libertos ou conviverão pacificamente com as máquinas ou tudo faz parte de uma grande simulação por parte de um ser superior ou sabe-se-la-o-que se passou na cabeça dos irmãos Wachowski.
O agente Smith por ter sido "contaminado" no Matrix por Neo ( o que aparentemente não aconteceu nas outras versões ), e agora comportando-se como um vírus, percebe a essência humana de Neo e acredita que deve mata-lo, impedindo a verdadeira revolução/colapso do sistema tornando-se assim senhor dos dois mundos. Ou a sua presença de alguma forma põe em risco a existência de todo o sistema - assim como um vírus põe em risco qualquer sistema. O que justificaria sua luta no 3º filme. ( vide trailer no final de Reloaded ).

Sendo assim, a trilogia tem como - explicando de forma simplista - a contraposição a sistemas dominantes ditatoriais. O HOMEM CRIA A MAQUINA PARA ENTENDE-LA E SERVI-LO, ESTA SE REBELA CONTRA O SISTEMA E O DESTRÓI. A MAQUINA CRIA O HOMEM PARA ENTENDE-LO E SERVI-LA, ESTE SE REBELA CONTRA O SISTEMA E A DESTRÓI. A "grosso modo" é isto, mas na verdade é bem mais complicado do que parece. Para entender tudo, seria necessário levar em consideração teorias filosóficas, religiosas, cientificas, psicológicas e etc, que são retratadas rapidamente nos filmes..... ....E não se decepcione se talvez nem a Trilogia conseguir explicar tudo !


É isso. Mais por enquanto, tenham certeza que mais virão.

.

Nenhum comentário: