quarta-feira, outubro 30, 2002

ATENÇÂO! ALAMUT, A FORTALEZA ASSAMITA, FOI ENCONTRADA!

A metrópole, que se espalha por quase dois quilômetros quadrados, era o principal centro administrativo do oeste do império dos Medes, grande Estado imperial do Oriente Médio que prosperou na primeira metade do século 6 a.C., entre a queda do império assírio e o crescimento da Pérsia.

Os arqueólogos, liderados por Geoffrey Summers, descobriram que os Medes construíram sua capital ocidental, Pteria, em uma terra conquistada na fronteira de seu reino.

A metrópole consistia em uma grande fortaleza localizada a 1.500 metros de altitude em uma montanha, próxima da atual cidade turca de Sorgun. Ela tem 6.400 metros de paredes de pedra massiva e centenas de torres de guarda. Sete portões e centenas de prédios, incluindo um palácio imperial, foram encontrados.

Para preservar o local, Summers não escavou um palmo sequer --todo o mapeamento foi feito por satélites e técnicas geológicas, com precisão de centímetros.

A descoberta revela os planos ambiciosos dos Medes, que pretendiam tomar a Grécia --invasão feita por seus "herdeiros", os persas, no século 5 a.C.

Nenhum comentário: